Translate

Birdman (filme)

Birdman (filme)
















Da Wikipédia, a enciclopédia livre
Birdman
Birdman poster.jpg
poster versão teatral
Dirigido porAlejandro G. Iñárritu
Produzido por
Escrito por
estrelando
Música porAntonio Sánchez
CinematografiaEmmanuel Lubezki
Editado por
produção
empresas
Distribuído porFox Searchlight Pictures
Datas de lançamento
Tempo de execução
119 minutos [ 1 ]
PaísEstados Unidos
LínguaInglês
Orçamento$ 16,5-18000000 [ 2 ] [ 3 ]
Bilheteria$ 103.200.000 [ 3 ]
Birdman ou (A Virtude inesperado da ignorância) , vulgarmente conhecido simplesmente como Birdman , é um 2014 americano satírico comédia de humor negro - filme de drama dirigido por Alejandro G. Iñárritu . 




Foi escrito por Iñárritu, Nicolás Giacobone , Alexander Dinelaris, Jr. e Armando Bo . As estrelas de cinema Michael Keaton com um elenco de apoio de Zach Galifianakis , Edward Norton , Andrea Riseborough , Amy Ryan ,Emma Stone e Naomi Watts . A história segue Riggan Thomson (Keaton), um ator de Hollywood desapareceu mais conhecido por interpretar o super-herói "Birdman", como ele se esforça para montar um Broadwayadaptação de um conto de Raymond Carver .
O filme cobre o período de pré-visualizações que levam à abertura da peça, e com uma breve exceção aparece como se filmado em um único tiro , uma ideia Iñárritu teve desde a concepção do filme. Emmanuel Lubezki , que ganhou o Oscar por seu cinema em Birdman , acredita que o tempo necessário para a gravação abordagem única longa tomada recolhido Birdman não poderia ter sido feito com a tecnologia mais antiga. O filme foi rodado em Nova York durante a primavera de 2013, com um orçamento de US $ 16,5 milhões financiados conjuntamente pela Fox Searchlight Pictures , New Regency Pictures e Worldview entretenimento .Ele estreou no ano seguinte, em agosto, onde ele abriu o 71 Festival Internacional de Veneza .
Birdman teve um lançamento limitado nos cinemas nos Estados Unidos em 17 de Outubro, 2014, seguido por um grande lançamento em 14 de novembro, arrecadando mais de $ 103.000.000 em todo o mundo. O filme ganhou o Oscar de Melhor Filme , juntamente com Melhor Diretor , Melhor Roteiro Original e Melhor Fotografiade um total de nove indicações, amarrando-o com The Grand Budapest Hotel para o filme mais nomeado da Academia da 87ª premiação anual cerimônia . Ele também ganhou Melhor Elenco em um Filme no Screen Actors Guild Awards 21 , bem como Melhor Ator em Musical ou Comédia por Keaton e Melhor Roteiro nosGlobos de Ouro 72 .

Plot 

Riggan Thomson é um ator de Hollywood desapareceu mais conhecido por interpretar o super-herói Birdman décadas atrás, em uma série de filmes. Ele é muitas vezes atormentado pela voz interior zombeteiro, crítico de Birdman e, frequentemente, visualiza-se realizando proezas de levitação e telecinese . Riggan espera reinventar sua carreira escrevendo, dirigindo e estrelando em uma produção da Broadway de uma adaptação baseada frouxamente de Raymond Carver conto 's " O que falamos quando falamos de amor ".
A adaptação é produzido pelo melhor amigo e do Riggan advogado , Jake, e também estrela a namorada de Riggan, Laura, e Broadway estreante Lesley. A filha de Riggan Sam, um viciado em drogas em recuperação, serve como seu assistente. Durante os ensaios, uma luminária cai co-estrela de Riggan Ralph; Riggan diz a Jake que ele acredita que ele causou o acidente para que ele pudesse atualizar o elenco. Por sugestão de Lesley, Riggan substitui Ralph com a brilhante, mas volátil ator método Mike Shiner, que também é namorado de Lesley. Os primeiros previews são desastrosas: Mike quebra caráter sobre a substituição de seu gin com água e tenta estuprar Lesley durante uma cena de sexo. Riggan está indignado com a cobertura da imprensa elogiando o desempenho de Mike no show, mas Jake encoraja-o a continuar.Quando Riggan repreende Sam para a utilização de cannabis , ela diz que ele é dispensável e que o seu jogo não é senão vaidade.
Durante a pré-visualização final, Riggan vê Sam e Mike se beijando. Isto alimenta ainda mais sua suspeita de que Mike é uma ameaça rival e potencial.Riggan, um pouco assustado, sai para dar uma pausa para fumar usando apenas cueca e um robe. Ele acidentalmente se tranca para fora do teatro, mas seu manto fica preso na porta. Ele é forçado a andar em sua cueca através Times Square voltar para dentro; vídeos amadores do incidente ir viral . Após a pré-visualização final, Riggan, ainda profundamente abalado com os acontecimentos dos últimos dias, se encontra com o influente crítico Tabitha Dickinson, que lhe diz que ela odeia as celebridades de Hollywood ignorantes que apenas "fingir" ser atores e promete "matar" o jogo com uma revisão depreciativo.Riggan fica bêbado e desmaia na rua. No dia seguinte, como ele caminha de volta ao teatro, suas alucinações visuais e auditivas intensificar-se, e ele alucina totalmente uma longa conversa com um Birdman agora visível, que tenta convencê-lo a fazer outra Birdman filme. Riggan visualiza-se voando pelas ruas deManhattan , antes de voltar para o teatro.
Antes da noite de abertura, e com suas alucinações cedendo temporariamente, Riggan conhece Sam, que lhe mostra o vídeo viral dele andando através de Times Square em sua cueca. Ao invés de falha seu pai por isso, ela admira-lo por isso e vem para vê-lo como mais humana e, finalmente, mais acessível para as suas necessidades como sua filha. Na noite de abertura, antes da cena final da peça, Riggan confessa a sua ex-esposa Sylvia que ele tentou se afogar no oceano depois que ela o pegou tendo um caso vários anos antes. Ele também diz a ela sobre a voz Birdman interior que constantemente ouve em sua cabeça, que ela ignora. Depois de Sylvia deseja-lhe sorte e sai da sala, Riggan, cujo personagem na peça comete suicídio, substitui a pistola prop com uma arma real carregada, e se prepara para realmente cometer suicídio na cena final da peça. Como o desempenho atinge a sua cena final, Riggan atira na própria cabeça no palco. A peça termina com uma ovação de pé de todos na platéia, exceto Tabitha, que de repente sai.
No dia seguinte, em um hospital, Riggan é revelado que estragou seu suicídio, apenas soprando o nariz, que foi cirurgicamente substituído durante a noite.Jake visita ele no hospital e revela que Tabitha deu ao jogo uma avaliação delírio, chamando a sua tentativa de suicídio "super-realismo", uma nova forma de actuação do método. Sam visita Riggan e logo sai por um momento. Ele anda sozinho ao banheiro adjacente no quarto do hospital onde ele grosseiramente descarta Birdman e, vendo alguns pássaros exterior, sobe no parapeito da janela. Quando Sam retorna, Riggan desapareceu com a janela deixada aberta.Ela olha para a rua, em seguida, lentamente para o céu e sorri.

Fundido 

  • Michael Keaton como Riggan Thomson, um ator desapareceu famoso por interpretar o super-herói Birdman
  • Zach Galifianakis como Jake, o advogado de Riggan e amigo
  • Edward Norton como Mike Shiner, um ator da Broadway aclamado
  • Andrea Riseborough como Laura Aulburn, uma atriz e namorada de Riggan
  • Amy Ryan como Sylvia Thomson, ex-mulher de Riggan, a mãe de Sam
  • Emma Stone como Sam Thomson, filha e assistente de Riggan, um viciado em drogas em recuperação.
  • Naomi Watts como Lesley Truman, uma atriz e namorada de Mike
  • Lindsay Duncan como Tabitha Dickinson, um crítico de teatro ácida que despreza a cena Hollywood
  • Merritt Wever como Annie, o gerente de palco
  • Jeremy Shamos como Ralph
  • Katherine O'Sullivan como assistente do figurinista
  • Damian Young como Gabriel
  • Bill Camp como Homem louco
  • Frank L. Ridley como o Sr. Roth
  • Benjamin Kanes como visualizado alter-ego Birdman Young Riggan (sem créditos)

Produção 

Desenvolvimento 

Birdman diretor Alejandro G. Iñárritu originalmente concebeu o filme como uma comédia filmada em um único tiro definido em um teatro. A escolha original por trás gênero do filme, que foi posteriormente re-adaptado para se concentrar em pirueta emocional definitiva do Riggan, veio do diretor querendo ver uma mudança na sua abordagem. Todos os seus filmes anteriores foram dramas, e depois de dirigir Biutiful , ele não quer se aproximar de seu novo filme, da mesma maneira trágica novamente. [ 4 ] A decisão de fazer o filme aparecer como um único tiro veio de sua percepção de que "vivemos nossas vidas sem edição. " Ao apresentar o filme como uma tomada contínua ele poderia "submergir o protagonista em uma" realidade inevitável "e levar o público com ele".[ 5 ] Iñárritu partilhou a sua ideia com argentinos roteiristas / primos Nicolás Giacobone e Armando Bo , bem como dramaturgo Alexander Dinelaris, Jr. , que todos tinham trabalhado com ele em seu filme anterior. [ 6 ] [ um ] sua primeira reação foi dizer-lhe a ideia contínua-shot não poderia trabalhar. [ 4 ] de acordo com Dinelaris e Giacobone, "enorme "e" importantes "as pessoas lhe disse para nem mesmo tentar o projeto para a mesma razão. [ 6 ] se Iñárritu descreveu a técnica como" quase suicida ", pensando que seria uma distração em vez de imersão. [ 8 ] Dinelaris disse mais tarde que tinha que realmente fez uma pausa e considerou a idéia, eles poderiam ter falado Iñárritu fora dele. [ 4 ]
As experiências pessoais e profissionais dos quatro co-autores foram fundamentais para escrever o roteiro. Exposição Dinelaris 'to Broadway forma as representações de ensaios e eventos nos bastidores, embora ele admitiu exagerar estes. Ele também sentiu seu fundo de escrever longas cenas de diálogo ajudou desde cenas do filme "eram realmente mais como cenas de jogo". [ 6 ] próprias experiências de Iñárritu influenciou muitos dos temas de Birdman. "O que este filme fala sobre, eu fui com", lembrou Iñárritu. "Eu tenho visto e experimentado tudo isso;. É o que eu tenho vivido ao longo dos últimos anos da minha vida" [ 4 ] Dinelaris descrito este aspecto como "um olhar rindo de si mesmo", mas disse que tinha que ser feito em um maneira cômica de outra forma ", teria sido o olhar de auto-absorvida mais incrivelmente no assunto". [ 4 ] Temas de Raymond Carver conto 's " o que falamos quando falamos de amor ", que Riggan adapta para o estágio na história, também influenciou o script. Iñárritu queria encontrar a conexão entre os temas na história de Riggan e os de Carver de. [ 6 ] Devido a isso, foi importante para o diretor que a história de Carver ser objecto da peça retratado no filme. Portanto, Iñárritu afirmou que o seu desejo de usar a obra de Carver era "terrível", porque os direitos para usar o material Carver ainda estavam sujeitos à possibilidade de ser rejeitado durante o desenvolvimento do filme, mas não problemas surgiram. A viúva de Carver, escritor Tess Gallagher, amou o roteiro e permitiu a adaptação, dizendo que Carver seria rindo sobre o filme. [ 4 ] Outras referências literárias incluem o caráter de Mike Shiner citando Gustave Flaubert no filme afirmando: "Um homem é um crítico quando ele não pode ser um artista, da mesma forma que um homem se torna um informante quando ele não pode ser um soldado ".
Enquanto alguns aspectos do filme - o primeiro quadro com Riggan, por exemplo - continuou inalterado desde de Birdman concepção até a libertação, [ 4 ] os outros passou por várias iterações. Uma delas foi a seqüência em que alterar Birdman ego assume o controle completo sobre os pensamentos de Riggan.Os escritores sabia que iria ocorrer no ponto mais baixo do Riggan, então em um estágio planejado para que isso aconteça após Riggan ouve a cobertura negativa da imprensa inicial e destrói seu camarim. Em outra versão descartada, Riggan tenta afogar-se no Central Park e voa para fora para se salvar. [ 6 ]
Final do filme também mudou, a versão final a ser escrito no meio filmagens. [ 9 ] O original destina-se a descrever Johnny Depp no camarim do Riggan com um Piratas do Caribe poster na parte de trás. Iñárritu cresceu a antipatia fortemente esse final, chamando-o "tão embaraçoso", e reescreveu-o com Dinelaris e Giacobone depois de um novo final veio a ele em um sonho. [ 9 ] [ 10 ] Iñárritu estava relutante para descrever o final original, mas foi vazada por Dinelaris.Ele disse que o final original foi criado no teatro em vez do hospital, e envolveu Depp colocando a peruca de Riggan Thomson, e de Jack Sparrow voz "... o cartaz pede Depp," O que o f- que estamos fazendo aqui, cara? ' e que ia ser a sátira do loop infinito do que isso. " [ 11 ] O diretor e co-autores descartaram a fim satírico, e favoreceu o novo, mais ambíguo, terminando. [ 10 ] [ 11 ] [ 12 ]
O projeto de co-escrita foi acelerada pela colaboração entre os quatro co-autores na Internet trabalhando a partir de diferentes localizações geográficas.Com Iñárritu, em Los Angeles , Giacobone e Bo em Buenos Aires , e Dinelaris em Nova York, o roteiro foi escrito principalmente por meio de telefonemas e e-mails do Skype. [ 4 ] Embora este complicado processo de escrita, Dinelaris disse acreditar que as melhores idéias em Birdman veio das sessões do Skype em duas da manhã, onde ele e Giacobone foram "cracking uns aos outros". Incorporando o recurso one-shot também afetou a escrita. Bo disse: "Nós escrevemos tudo pensando nisso um tiro, e um monte de decisões que na maior parte ser tomadas na sala de edição foram tiradas antes de disparar". A abordagem one-shot significava que as cenas não poderiam ser removidos ou reordenados em pós-produção, então os escritores precisava ser "muito, muito certo sobre o que estava na primeira página." [ 6 ] Como resultado, que demorou cerca de um ano e meio para completar o projecto final. [ 13 ] ComoDinelaris resumiu: "Você tem que ser um idiota para fazer tudo de uma só vez Você tem que ser um idiota para tentar fazê-lo É preciso uma grande grande,.. da ignorância para não pagar a atenção para as dificuldades e acho que você vai fazer isso. Birdman parece uma boa idéia agora, mas [no momento da produção] não sabíamos como iríamos pousar. " [ 6 ]

Fundição 


Michael Keaton foi a primeira escolha de Iñárritu jogar Riggan Thomson.
Iñárritu lançou vários dos papéis principais antes de o filme foi financiado. [ 2 ] Entre estes estava o papel principal. No início de desenvolvimento do roteiro, Iñárritu não tinha Keaton em mente, [ 5 ] mas ele tinha mudado de idéia no final: "Quando terminei o roteiro, eu sabia que Michael não era a escolha ou opção, ele era o cara". [ 14 ] Iñárritu lançado Keaton por sua profundidade em uma variedade de estilos de agir: ". com um profundo profundidade para ambos", ele poderia lidar com as exigências do palco, de perto trabalho, e comédia e empatia [ 15 ]
Keaton sabia sobre Birdman antes Iñárritu em contato com ele. Ele estava no meio da produção de um outro projeto quando soube que Iñárritu estava fazendo outro filme. Keaton, um fã do seu trabalho, voltou para casa para saber mais.[ 16 ] Iñárritu lhe enviou o roteiro e eles discutiram durante o jantar. A primeira coisa Keaton pediu ao diretor foi se ele estava tirando sarro dele (a respeito de seu papel no Tim Burton 's Batman filmes ), mas depois de Iñárritu explicou o papel, seus aspectos técnicos e de produção do filme, Keaton concordou em jogar Riggan. [ 5 ]
Iñárritu chamou sua decisão por trás lançando Galifianakis como Jake "uma aposta". Galifianakis preencheram os critérios do realizador de ser amável e engraçado, mas Iñárritu também considerou-o sensível, o que lhe marcou o papel. [ 17 ] Emma Stone já sabia que queria trabalhar com Iñárritu antes que ela foi oferecido o papel de Sam. O script que Iñárritu deu a ela eo resto do elenco veio com a foto Man on Wire , que contou com Philippe Petit cruzando as Torres Gêmeas em uma corda bamba. Iñárritu disse o elenco, "Estamos fazendo isso." [ 10 ] [ 18 ]
Uma vez que estes atores foram cometidos, Iñárritu procurou obter financiamento. Ele primeiro convidado Fox Searchlight Pictures para financiar o projeto, mas virou a oferta para baixo porque sentiu seu orçamento pedir era muito alto. [ 2 ] Em um estágio Megan Ellison de Annapurna Pictures queria estar envolvido no projeto, mas decidiu contra ela porque, ao contrário seus outros filmes, ela não tinha sido envolvido desde o início. [ 19 ] Iñárritu aproximou Brad Weston, presidente da New Regency , que aceitou a oferta. [ 20 ] Quando executivo Claudia Lewis de Searchlight ouviu falar sobre o negócio, ela reconsiderou e pediu para ser incluído no negócio. Searchlight e New Regency já havia trabalhado em conjunto para financiar 12 Years a Slave , e eles decidiram se unir para Birdman , o financiamento de um orçamento de US $ 16,5 milhões. [ 2 ]
Weston e Lewis desenvolveu uma estreita relação com Iñárritu, a edição do script com ele e mudar alguns dos atores. Quando eles se juntaram a produção,Josh Brolin foi definido para desempenhar o papel de Mike Shiner, mas os financiadores decidiu mudar-lo para o Norton devido a conflitos de agenda. [ 2 ]Iñárritu encontrados elenco Mike Shiner difícil porque ele queria que seus atores para dar "uma qualidade da realidade em cada um deles que realmente se projeta para o filme ".
Ele disse que a experiência de Norton como um ator de teatro combinada com a sua auto-confiança significava que "de uma forma que havia algum tipo de realidade mental de Edward", [ 17 ] , mas Norton acredita que ele foi quem convenceu Iñárritu para levá-lo por diante. Norton era um fã do trabalho do diretor e impressionado com a sua capacidade de forçar os limites de produção de filmes fora. [ 21 ] Norton ouviu falar sobre o projeto de Iñárritu de um amigo. Uma vez que ele tem o script, ele lê-lo em linha reta através até 3:00 am. Norton disse, "eu ri tanto que acordou as pessoas." [ 22 ] Norton queria conhecer Iñárritu no dia seguinte, e uma vez que se encontraram, Norton disse que ele não poderia lançar alguém que era a "personificação" do que o script foi tendo como objectivo a. Em vez disso, o diretor necessário para lançar alguém "que tem pelo menos um pouco de autêntica profundidade da experiência, neste mundo."Iñárritu concordou. [ 23 ] Norton não foi o único membro do elenco que tinha agido no palco.
Ryan, um dos últimos atores para ser lançado, [ 24 ] foi convidado porque Iñárritu a tinha visto no jogo Detroit . [ 25 ] Lindsay Duncan tinha vasta experiência no mundo do teatro também, e decidiu aceitar a oferta para jogar o crítico por causa da qualidade do roteiro. "É delicioso por causa da escrita." [ 26 ] Mas, como o personagem de Shiner, Iñárritu encontrados elenco Laura difícil. Riseborough o conheci em uma esquina para uma xícara de chá, e recordando o evento, disse: "Eu disse a ele que eu iria rastejar sobre brasas para trabalhar com ele". [ 27 ] Iñárritu descrito Laura como "um papel muito maluco, subtil ", mas disse que" quando [Andrea Riseborough] fez isso eu sabia que era ela, porque ela fez o certo no tom, e ela compreendeu que ela era -. ela não estava julgando "[ 17 ]

Ensaios e filmagens 


Michael Keaton (Riggan) ensaiando an-sequência de ação do filme.
Uma vez que a escrita foi terminado, Iñárritu contactado amigo e diretor de fotografia Emmanuel Lubezkipara discutir a sua ideia para o filme. [ 28 ] Depois de ler o roteiro, Lubezki estava preocupado que Iñárritu iria oferecer-lhe o trabalho, já que "[Birdman] teve todos os elementos de um filme que eu não quero fazer nada "- comédia, trabalho de estúdio e tomadas longas - mas mudou de idéia depois de uma discussão mais aprofundada com o diretor. [ 29 ] o par haviam trabalhado juntos em comerciais e um curta-metragem na antologia para cada um o seu cinema , [ 30 ] , mas não em todos os filmes. Lubezki queria ter certeza de que esta foi uma decisão Rodrigo Prieto , diretor de fotografia de todos os quatro filmes de Iñárritu, foi confortável, mas depois de receber sua bênção, os dois dirigiram-se para a pré-produção. [ 29 ]
Lubezki estava preocupado que nenhum filme havia sido baleado na maneira Iñárritu previsto, ou seja, não haveria nenhum material de referência para olhar para cima. Os dois decidiram que a única maneira de aprender a atirar seria a atirar-lo eles mesmos, de modo que eles contrataram um armazém na Sony Studios, em Los Angeles, e construiu um palco proxy. [ 28 ] [ 31 ] A instalação foi mínima. Lona e C-standsforam usados ​​para paredes, enquanto a fita e algumas peças de mobiliário marcado áreas. [ 28 ] [ 32 ]Usando uma câmera e alguns stand-ins, a dupla trabalhou através do filme para ver se era possível. [ 28 ] Percebendo nenhum teatro poderia acomodar o camerawork intrincada que precisavam, eles contrataram Kaufman Astoria Studios , em Nova York. [ 33 ] Ainda assim, Iñárritu queria atirar em um teatro da Broadway, mas teria que esperar até várias semanas em ensaios antes de fixar St . James Theatre . [ 34 ] Eles, então, passou alguns meses projetar e fabricar "esquemas" dos tiros e bloqueando as cenas, utilizando os stand-ins para ler e percorrer o script. [ 29 ] O planejamento foi preciso. Iñárritu disse: "Não havia espaço para improvisar em tudo Cada movimento, cada linha, cada abertura de porta, absolutamente tudo foi ensaiado.". [ 31 ] Os atores começaram a ensaiar uma vez que este trabalho preliminar foi concluída: de acordo com Lubezki, eles fizeram as cenas com os atores ", uma vez que tipo de sabia o que o ritmo das cenas foram." Ele descreveu a abordagem atípica "como um filme de cabeça para baixo, onde você faz pós-produção antes da produção". [ 28 ]
Editores Douglas Crise e Stephen Mirrione foram envolvidos no projeto por esta fase. Quando Iñárritu disse Mirrone que ele planejou para Lubezki para gravar leituras de mesa e os ensaios, ele sugeriu que editá-los imediatamente para descobrir o que era e não estava funcionando desde o início. [ 36 ] A edição também permitiu que os editores para discutir questões de estimulação com o diretor , [ 37 ] [ 38 ]como a posição das transições noite-dia e outros momentos de descanso no filme. [ 36 ] o desenhista de produção Kevin Thompson estava na mão também, e mapeou as cenas. [ 34 ] o trabalho de câmera necessária muitos elementos do conjunto a ser construído em uma determinada maneira. Por exemplo, espelho de maquiagem da Riggan e mesa foram construídos para que a câmara iria ver o seu reflexo. [ 32 ] Thompson também levou em consideração as necessidades da tripulação, por exemplo projetando as escadas um pouco mais para footsize do operador Steadicam Chris Haarhoff.[ 39 ] Ele então construído um modelo do conjunto que iria construir quando em Nova York. [ 34 ] os escritores também foram envolvidos nos ensaios, afinar o script para "certificar-se de que o filme era fluido e nunca mais parou". [ 13 ]
St. James Theatre e Kaufman Astoria Studios , em Nova York foram usadas para filmar os de palco e bastidores cenas deBirdman respectivamente.
Uma vez que a logística das cenas foram trabalhados e eles tinham o calendário para baixo, a equipe foi para Kaufman Studios para mais ensaios, seguido de fotografia principal baseia-se exclusivamente em Nova York durante a primavera de 2013. [ 40 ] Os estúdios foram usadas para filmar as áreas de bastidores do filme, incluindo o camarim de Riggan e os corredores do teatro. St. James Theatre foi usada por duas semanas; foi o local para as cenas de palco. [ 41 ] Os segmentos de barra foram filmadas em The Rum House on 47th Street, [ 42 ] e 43rd Street foi utilizado para o sequência de ação. [ 43 ] O filme foi incapaz de ser filmado em ordem cronológica porque de agendar com o teatro. [ 44 ] ao longo dos locais, incluindo o estúdio, as cenas foram iluminadas com luz natural, [ b ] uma vez que Lubezki queria o filme "olhar tão naturalista quanto possível." As cenas nocturnas fosse possível filmar desta forma devido ao brilho de Nova York. [ 29 ] Lubezki encontrado iluminação das cenas para ser a parte mais difícil de seu trabalho no filme. Não só a iluminação precisa olhar realista, mas também teve que ser projetado de modo que os movimentos contínuos de a câmara não projetar sombras da tripulação para os atores. [ 28 ]
Ao longo tiro, Arri Alexa foram usadas câmeras; um Alexa M foi utilizado para as sequências de mão, e uma Alexa XT foi ligado ao Steadicam . Nem utilizado matteboxes , no entanto. Operador de Steadicam Chris Haarhoff explicou esta decisão: ".. Nós não queremos essa coisa preta grande deslizando em sua eyeline Desta forma, poderíamos chegar muito perto e obter a luz passado a lente e no rosto do ator" [ 39 ] Lubezki - que fez todo o trabalho de câmera de mão [ 28 ]  - tinha escolhido o Alexa M porque a câmera era muito pequeno e permitiu-lhe entrar em espaços minúsculos e perto dos atores,[ 29 ] , por vezes, filmando duas polegadas de distância do rosto de Keaton. [ 32 ] a câmera também permitiu a gravação para um período tão longo - necessário para a longa demora do filme -. que Lubezki foi tão longe para dizer que o filme teria sido impossível fazer anos antes [ 29 ] as câmeras foram lensed com Leica Summilux-C ou Zeiss mestre Primes. [ 39 ] Lubezki afirmou que estes deram imagens limpas, dizendo "Você pode ter todas essas luzes no quadro e eles não estão realmente causar mau flare ou coisas assim". [ 29 ] em termos de tamanhos, eles inicialmente testado a 21 milímetros, mas isso não deu Iñárritu a "intimidade" que ele queria. A tripulação vez fui a um 18 milímetros Leica, que foi usado para a maioria do filme. Só quando a ênfase foi necessário o fizeram mudar a lente com um 14 milímetros, mas isso era raro. [ 39 ]
Apesar de toda a preparação, um dia de tiro típico seria começar com os ensaios. Estes geralmente durou a maior parte da manhã, depois que a fotografia seguidas. [ 44 ] O momento meticulosa para as cenas significava que leva foram cancelados por causa dos menores contratempos. Emma Stone, em uma entrevista com Jimmy Fallon , recordou como uma de seis minutos take da cena em que Riggan primeira reunião Mike foi arruinado depois que ela andava de um canto muito rapidamente. [ 45 ] Toma também foram repetidas se o ritmo de uma cena não se sentir direito de Iñárritu, ou se ele e Lubezki não estavam satisfeitos com o enquadramento de um tiro. [ 28 ] Como tiro progrediu linhas de diálogo seria também caiu, dando Iñárritu mais opções durante a pós-produção. [ 36 ] Devido a isso, o número de leva para uma determinada cena era alta, normalmente vinte para as cenas mais curtas, [ 28 ] o leva a funcionar sem problemas em torno da XV. [ 39 ] Chris Haarhoff descreveu como "um tipo de dança onde todos esperamos que tentar atingir o pico, tudo ao mesmo momento." Os locais por vezes, colocadas restrições sobre a demora demasiado; a sequência de Times Square ao vivo foi filmado apenas duas vezes, uma vez que não queria atrair a atenção dos turistas. [ 28 ]
Sempre tiro estava ocorrendo havia pressão sobre todos os envolvidos, mas o elenco teve uma experiência positiva. Norton disse que normalmente na produção de filmes de metade das pessoas pode "check out" devido a aspectos repetitivos, mas durante as filmagens de Birdman "todo mundo está ligado, a coisa toda, e está tudo em alfinetes e agulhas, porque você está todos contando com quarenta outras pessoas para não deixar a bola cair ". Devido a isso, Stone disse que o diretor foi capaz de tirar o melhor proveito do elenco, dizendo que "[processo de Iñárritu] cria esse tipo de fúria em você, e então você acaba percebendo que ele só tem tanto de você que você nem sabia que você tinha ". [ 18 ] sentiu emblemático de como se sente no palco Naomi Watts comentou que a atmosfera." - pelo menos minhas memórias de longa data de há muito tempo " [ 46 ] Andrea Riseborough, por sua vez, descreveu o processo como "maravilhosa", mencionando como era possível ouvir as filmagens de uma sequência de longe antes de a câmera chegou e, em seguida, "a mágica acontece com você, e então tudo deixa-lo, e tudo está silencioso". [ 35 ] uma vez que eles com sucesso completou um take, porém, era óbvio para todos os envolvidos. Norton disse: "Eu nunca, nunca esteve em um jogo onde cada dia terminou com uma enorme espécie, autêntico de alegria por ter feito isso. Você está esperando o grito de [Iñárritu] e todo mundo estava realmente animado." [ 21 ]

Música e trilha sonora 


Ver artigo principal: Birdman (trilha sonora)


Segmentos de música original do filme são uma pontuação tambor consiste inteiramente em solo de performances de jazz de percussão de Antonio Sánchez. 
A pontuação é compensada por uma série de peças de música clássica bem conhecidos, incluindo Mahler e Tchaikovsky . Iñárritu não considerou a escolha particular de peças clássicas como importante. [ 47 ] No entanto, a escolha da música clássica foi fortemente orientada para dezenas altamente melódicas tomadas predominantemente do repertório clássico do século 19 (Mahler, Tchaikovsky, Rachmaninov, Ravel). Iñárritu afirmou que os componentes clássicos vêm do mundo do jogo, citando o rádio no quarto de Riggan eo próprio show como duas fontes de música. [ 48 ] Os segmentos de música clássica também incluiu duas composições do compositor norte-americano John Adams . Várias composições de jazz por Victor Stumpfhauser e Joan Valent contrabalançar a composição de música original por Sánchez. As secções de tambor constituem a maioria da pontuação no entanto, e foram compostas por Sánchez. Iñárritu explicou a escolha dizendo que ajudou a estruturar cenas, e que "Os tambores, para mim, foi uma ótima maneira de encontrar o ritmo do filme ... Na comédia, o ritmo é o rei, e não ter as ferramentas de edição para determinar o tempo eo espaço, eu sabia que precisava de algo para me ajudar a encontrar o ritmo interno do filme. " [ 49 ] [ 50 ]

Jazz baterista Antonio Sánchez compôs e gravou a trilha do filme.
Iñárritu contactado amigo e baterista de jazz Antonio Sánchez em janeiro de 2013, convidando-o a compor a trilha para o filme. [ 51 ] Sua reação a escrever uma trilha sonora usando apenas bateria foi semelhante ao pensamento de gravar o filme como um único tiro de Lubezki: "É foi uma proposição assustador porque eu não tinha ponto de referência de como conseguir isso. não há nenhum outro filme que eu sei que tem uma pontuação como este. " [ 52 ] Sánchez também não tinha trabalhado em um filme antes, [ 51 ] , no entanto, depois de receber o roteiro, ele compôs "temas rítmicos" para cada um dos personagens. [ 53 ] Iñárritu estava procurando a abordagem oposta no entanto, preferindo espontaneidade e improvisação. [ 54 ] Sánchez, em seguida, esperou até a produção mudou-se para New York antes de compor mais, [ 53 ] onde ele visitou o set por um par de dias para obter uma melhor idéia do filme. [ 54 ] em seguida, uma semana antes da fotografia principal, ele e Iñárritu foi a um estúdio para gravar algumas demos. [ 48 ] [ 55 ] Durante estas sessões o diretor iria falar primeiro com ele através da cena, em seguida, enquanto Sánchez estava improvisando guiá-lo levantando a mão para indicar um evento - como um personagem abrindo uma porta -. ou descrevendo o ritmo com sons verbais [ 55 ] [ 56 ] Eles gravaram em torno de setenta demos, [ 53 ] que Iñárritu usado para informar o ritmo das cenas no set, [ 28 ] e uma vez que a filmagem foi concluída, emendados-los para o corte brusco. [ 55 ] Sánchez resumiu o processo dizendo "o filme alimentados com os tambores e os tambores alimentados com o imaginário." [ 54 ] a trilha sonora oficial foi lançado como um CD (77 min) em outubro de 2014, e como um LP (69 min) em abril de 2015.[ 57 ]
Quando a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas lançou seu longlist para o Oscar de melhor banda sonora , em Dezembro de 2014, Birdmanestava ausente da lista. No dia anterior, Sánchez recebeu uma nota da comissão de atribuição explicar a decisão, citando regra quinze das regras de atribuição 87th Academy, observando que "o fato de que o filme também contém mais de meia hora de não-originais (em sua maioria clássicos) pistas de música que são destaque muito proeminente em vários momentos cruciais no filme tornou difícil para a comissão para aceitar sua submissão ". Sánchez lançou um apelo, e junto com Iñárritu eo vice-presidente executivo da Fox Música , enviaram cartas para Charles Fox, o presidente do comitê executivo ramo de música da Academia, pedindo que a comissão de reconsiderar a sua decisão. [ 58 ] Um dos pontos que levantaram foi que a comissão calculado incorretamente a proporção de clássica à música original, que depois de ser clarificada Sánchez achava que ele era "em terreno muito sólida". [ 59 ] a resposta do Fox em 19 de Dezembro no entanto, explicou que uma reunião especial do comissão de música foi realizada e, embora seus membros tinham "grande respeito" para a pontuação e considerou "excelente", eles pensaram que a música clássica "também foi usada como pontuação", "igualmente contribui para a eficácia do filme", e que a identidade musical do filme foi criado por ambos os tambores e música clássica. Em última análise, eles não reverter sua decisão. [ 58 ] Sánchez disse que ele e Iñárritu não estavam satisfeitos com a explicação. [ 59 ]

Pós-produção e efeitos visuais 


Birdman foi editado por Douglas Crise e Stephen Mirrione , que já haviam trabalhado com o diretor antes em 21 Gramas e Babel . Tiros costura juntos foi, naturalmente, um componente crucial da edição, mas Crise e Mirrone já tinha experiência fazendo isso. O diretor tinha incluído leva que foram unidos em filmes anteriores, mas nestes se os editores não acho que a costura trabalharam eles tinham a capacidade de introduzir cortes. Mirrone disse que emBirdman Iñárritu tinha "deixar ir dessa rede de segurança". [ 38 ] Devido a isso os editores precisavam ser envolvido no projeto desde o início, [ 37 ] e durante a fotografia principal Crise estava no set todos os dias. (Mirrone foi agitado portanto incapaz de estar em Nova York.) [ 36 ] Crise não estava acostumado a estar no set e fornecer feedback, mas disse que estava feliz Iñárritu "arrastou-o para fora" dele, sabendo que não teria muito sala para corrigir cenas mais tarde, tão necessário para obtê-los direito. [ 36 ] Por costura, estratégias, além do diretor Crise também discutidos com Lubezki e Thompson, e técnicas de colagem toma em conjunto incluídos panning em paredes e corpos dos atores. [ 60 ] a editores foram usadas para ser capaz de ajustar o ritmo de uma cena pelo posicionamento dos cortes, assim, sem esta ferramenta utilizada música de Sánchez em seu lugar. O diretor deu as gravações em Nova York a Crise no início para ajudar com pacing, pedindo-lhe para cortar a música para o filme. Ainda assim, em termos de fluxo de trabalho de edição, Crise descreveu como "muito tradicional". Os editores cortar o filme juntos de volta em Los Angeles. [ 36 ] Poucas semanas após o disparo estavam muito longe ao longo da própria corte, e a transição para o modo de efeitos visuais, onde eles aperfeiçoá-lo a tiros. [ 44 ]
Os efeitos visuais do filme foram criados pelo estúdio de Montreal Rodeo FX . Eles passou quatro meses trabalhando no filme, [ 61 ] e de acordo com supervisor de efeitos visuais Ara Khanikian "efeitos visuais tocou 90% dos quadros no filme". [ 62 ] Uma grande parte do trabalho foi sutil. Por exemplo, costura tiros juntos, ou criar o fundo para as janelas na cena do hospital. [ 62 ] Muitos tiros nos espelhos longa-metragem, e muito trabalho foi gasto remover os reflexos da tripulação a partir destes.Para conseguir isso o estúdio criou um 2.5D pintura digital do ambiente refletida. Eles, então,rotoscoped as partes do espelho não contendo os actores de primeiro plano e seus reflexos, e substituiu-os com o ambiente digital. [ 62 ] [ 63 ] Alguns dos tiros originais borrões capturados e sujeira nos espelhos, de modo que o estúdio desenvolveu um maneira de extraí-los para que eles pudessem colá-los de volta para o filme. A fosco pintura foi construído para os lapsos de tempo noite-dia no filme também, criado por matchmoving e reprojetar tiros dos edifícios que recursos, capturados em diferentes momentos do dia, em conjunto. [ 62 ] Rodeo FX também ajustou o ritmo de cenas. Iñárritu exigiu um "ritmo muito preciso e fluxo" para o filme, então o estúdio teve que re-correu muito do que com curvas Timewarp para ajustar o ritmo o diretor desejado. [ 62 ]
Ao contrário de alguns dos ajustes menores, porém, a sequência de vôo necessária uma preparação intensa. Iñárritu passou três semanas com Halon Entertainment para Previsualize sequência. [ 64 ] Em Nova York, Lubezki então usada a coreografia do previsualization para atirar placas de fundo para a sequência, [ 62 ] usando um guindaste câmera em um caminhão. [ 61 ] Quando estes foram baleados, Lubezki tinha montado quatro GoPro câmeras para a lente da câmera de filme para capturar a luz ambiente ao seu redor. Mais tarde, em um greenstage em Montreal, usando uma técnica que ele tinha desenvolvido sobre a gravidade, Lubezki iluminado Keaton com painéis de LED que caracterizam imagens high-dynamic-range de torno metragem de Nova York. Os painéis em seguida, de forma realista iluminado Keaton. Khanikian descreveu o efeito do processo, dizendo que "em vez de usar a iluminação padrão em greenscreen [que iríamos conseguir] o salto vermelho adequada dos tijolos vermelhos e da mesma cor do céu refletido na cabeça de Michael. Funcionou tão bem." Rodeo FX em seguida, completou os tiros finais. [ 62 ] A sequência foi a última peça os editores inserido no filme. Mirrone comentou que antes que a sequência foi concluído que "só tinha imaginado o que iria sentir como", mas uma vez que foi concluída "que levou o filme a este nível de êxtase que absolutamente me surpreendeu." [ 36 ]
Design de som para o filme foi tratado por Martín Hernández, que já trabalhou em todos os filmes do diretor. O som sua equipe de produção foi dada foi "surpreendentemente perfeito e limpo", para que eles não precisam gastar muito tempo arrumando-lo. [ 65 ] A falta de cortes visuais no filme significou um afastamento da forma habitual Hernández editada som embora . "Normalmente Alejandro gosta, como ele chama," o choque de os sons. " A câmera muda o ângulo dentro da cena e há uma mudança de tudo -. Fundos, textura, de diálogo Obviamente, isso não iria trabalhar em Birdman porque aqui, tudo está fluindo ". [ 65 ] Além disso, o som de objetos no filme precisava de ser coordenada com a sua posição na tela, uma tarefa não-trivial, pois a câmara estava quase sempre em movimento. [ 65 ] Hernández também ajudou a cortar faixas de sanchez, seleção e edição momentos das gravações de Nova Iorque contra o filme. [ 66 ] Quando o faixas foram re-gravar em Los Angeles, a fim de "ter distância e proximidade e de ressonância" a equipe usou trinta e dois microfones para cada exame. Hernández descreveu o trabalho como "louco". [ 65 ] Um grande desafio do soundwork pós-produção estava projetando o som do público de teatro, em particular na cena em que Mike está bêbado e sai da personagem. Iñárritu sabia como ele queria que o público a responder, mas descobrir o som de sua reação levou quatro meses de trabalho de cinco designers de som. [ 66 ] Hernández disse que pensou que, para um filme em geral, que a narrativa criada pelo som provoca " mais 'explosões' "do que o criado por imagens, e que em Birdman " Alejandro tem som explodindo por todo o filme. " [ 66 ]
intermediário digital foi concluída por uma equipe da Technicolor liderado por Steven Scott. Eles já haviam colaborado com Lubezki em gravidade , [ 67 ] , mas necessário para aproximar Birdman de forma diferente por causa da abordagem contínua-shot. De acordo com Scott, "nunca fizemos nada como isso antes." [ 68 ] A marcação de luz tinha que ser feito de tal maneira que as transições entre ambientes com correção de cor eram invisíveis, em contraste com um filme de costume, onde as transições coincidem com cortes visíveis. Para fazer isso, a equipe inserido suas próprias cortes sempre que a câmera estava parado, e no meio de panelas e outros movimentos de câmera. Eles então desenvolveram uma forma de corrigir cores os cortes fixas e transformar os cortes de mover-se em uma forma de se dissolver, o que lhes permite "fazer todas essas loucas, complicados, correções independentes, cor que fluiriam organicamente de um para outro." Inserir as dissolve necessários rotoscopia métodos que o software Scott e sua equipe estavam usando não tinha, mas um acordo entre a empresa Technicolor e desenvolvedor do software levou à criação de uma ferramenta de Scott necessário. Para a cor em si momento, uma das prioridades da equipe era fazer os rostos como dimensional e legível quanto possível. Isto exigiu, entre outras coisas, que as faces ser destacado, mas o movimento de câmera significava que os resíduos metálicos utilizados neste processo tinha de ser animada com a mão. Lubezki iria fornecer notas sobre as áreas que ele queria rastreados, em seguida, a equipe iria realizar as animações. De todo o processo, Iñárritu observou que "todo mundo estava fora de sua zona de conforto", enquanto Scott disse que era o projeto de DI mais desafiador de sua carreira. [ 69 ]

Análise e temas 


O diretor tem enfatizado e defendeu as várias ambiguidades intencionalmente incluídas no filme: ". No final do filme [ele] pode ser interpretado como muitas maneiras como existem lugares no teatro" [ 70 ] Muitos aspectos da teoria do cinema foram debatidos a respeito do filme de comentários críticos que incluía, entre outros assuntos, (a) gênero de filme ; (b) se destinam e ambiguidades não resolvidas da trama ; e (c) a interação complexa da vida pessoal de Riggan com a sua vida profissional como ator . Uma pequena lista das diversas formas de gênero de filme associado com o filme tenha incluído a ser referido alternativamente como um filme em preto-humor, um filme de saúde mental, a / surrealismo / realismo realismo mágico filme, um filme de paródia dark-humor, a cinematográfica de realismo psicológico, um drama de reconciliação nacional falhou, ou um filme a respeito do realismo teatral e naturalismo.Iñarritu manteve sua tendência, bem conhecido para os seguidores de seus filmes anteriores, para incluir deliberadamente várias linhas de enredo deste filme, que sejam intencionalmente deixado por resolver no final. [ 71 ] comentários separados na imprensa têm também resumiu o filme como intimamente associada com o tema da pirueta final de uma crise de meia-vida no final da vida de um tem-se ator em busca de encerramento e resolução em sua vida pública e privada. [ 72 ]
Os temas pai e filha no filme, retratado através da relação de Riggan e Samantha, foram as "mais difíceis" e importantes partes do filme para retratar para co-autores Dinelaris e Giacobone, já que ambos tiveram experiências semelhantes em suas famílias que envolvam suas próprias relações com as suas filhas. Quando os escritores foram questionados sobre o significado do final ambíguo que o diretor estava se recusando a comentar a respeito, afirmaram que qualquer final de comédia foi completamente descartada. Os escritores também afirmou que as reflexões acerca da conclusão do filme não estavam diretamente concentrada em cima Riggan ou o caráter de Birdman, tanto quanto sobre a vida dos personagens sobreviventes retratados no filme, em particular a interpretação de de Riggan filha Samantha, ao invés de em cima o caráter do próprio Riggan. [ 73 ]
Observando a atração temática entre a insanidade de Riggan ou superpotências reais, Travis LaCouter de First Things escreve que "a importância desses poderes - reais ou imaginários - é evidente: Eles são para Riggan a coisa além dos rótulos, o kernel do seu génio e, por causa ele vê desenho sobre eles como vender para fora, a fonte de sua grande angústia ". LaCouter conclui que "a profundidade peculiar deste filme está em como ele se atreve o espectador a considerar a magia todos os dias que nós tendemos a ignorar, reprimir ou ressentir-se". [ 74 ]
Os críticos Barbara Schweizerhof e Matthew Pejkovici ver tema central do filme como uma crítica satírica de realismo teatral contemporânea, com Pejkovici comparando-louvavelmente ao filme de Fellini 8 ½ (1960). Como Pejkovici afirma: "Assim como Fellini clássico 1960  , de Iñárritu Birdman . É um filme muito íntimo sobre os males de um artista, ainda é épica, inovador e ambicioso na abordagem Iñárritu captura batalha do artista entre a ambição, admiração e celebridade com abrangência impressionante e habilidade na forma de um formato de uma tomada, como sua câmera percorre os corredores dos bastidores, do outro lado do palco, nas ruas de Nova Iorque ocupadas, e de volta em forma de tirar o fôlego. " [ 75 ]

Lançamento 

Birdman foi escolhido como o filme de abertura da 71ª Venice International Film Festival , juntamente com Mohsen Makhmalbaf novo filme 's. [ 76 ] A versão limitada começou em quatro cinemas norte-americanos em 17 de Outubro, 2014, [ 77 ] [ 78 ] seguido por um lançamento nacional em 857 cinemas em 14 de novembro de 2014. [ 79 ]

Bilheteria 

Birdman arrecadou US $ 42,3 milhões na América do Norte e US $ 60,9 milhões em outros territórios para um total mundial de US $ 103,2 milhões, contra um orçamento de cerca de US $ 17 milhões. [ 3 ]
O filme ganhou $ 424.397 durante a sua limitada abertura América do Norte em quatro teatros em Nova York e Los Angeles no fim de semana de 17 de Outubro, de 2014, uma média per-teatro de $ 106,099, tornando-se o 18 de todos os tempos ganhador (oitavo entre os live-action filmes) e Ranking # 20.[ 80 ] no segundo fim de semana de 24 de Outubro de 2014, o Birdman expandido para 50 teatros e ganhou $ 1380000, que se traduz em um $ 27,593 médio por-teatro. [ 81 ] o filme expandido a nível nacional para 857 teatros no fim de semana de 14 de novembro de 2014, arrecadando $ 2471471 com um per teatro média de $ 2.884 e ranking # 10. No mesmo fim de semana, Birdman arrecadou US $ 11,6 milhões. [ 82 ]
O filme estreou no México em 13 de novembro, 2014, arrecadando $ 628,915 em sua semana de estréia, e abriu no Reino Unido em 2 de janeiro de 2015, arrecadando $ 2337407 no fim de semana. [ 83 ] No Reino Unido, Austrália e Itália, o filme arrecadou US $ 7,6 milhões, $ 3,97 milhões, e US $ 1,97 milhões, respectivamente. [ 84 ]

A resposta da crítica 

Birdman foi aclamado pela crítica por suas performances, direção, roteiro e cinematografia. O filme recebeu uma classificação de 92% a partir de Rotten Tomatoes baseado em 260 comentários, e um classificação média de 8,5 / 10. Consenso crítico do site diz: "Um salto emocionante para a frente, para o diretor Alejandro González Iñárritu, Birdman é uma vitrine técnico ambicioso alimentado por uma história em camadas e excelente desempenho de Michael Keaton e Edward Norton." [ 85 ] Metacritic deu ao filme uma pontuação de 88 em 100, baseado em 49 críticos, indicando "aclamação universal". [ 86 ]
Escrevendo para o The New Yorker , Richard Brody chamou o filme de "godardiana", comparando-a com Pierrot le Fou (1965), Every Man for Himself(1980), Alphaville (1965) e Alemanha Ano 90 Nine Zero (1991), quatro clássicos filmes do diretor francês Jean-Luc Godard . [ 87 ] no entanto, ele sugeriu que o filme ficou aquém de alcançar a mesma maestria cinematográfica, acrescentando: "não é uma boa idéia para um cineasta a entrar no ringue com o Sr. Godard". [ 87 ] Tematicamente, ele também comparou a Opening Night (1977) por John Cassavetes . [ 87 ] Brody disse que os atores jogados em "o tipo de naturalismo moderno, sem excentricidade de gesto, o excesso de expressão, ou aumentada e formalista precisão, que é o negócio-casual do cinema contemporâneo. " [ 87 ] em seus comentários críticos sobre o filme, ele concluiu que o filme" comércio [d] em fáceis dicotomias, casuais de teatro contra cinema e arte em relação commerce "e" entregar [ ed] uma obra de totalmente familiar e drama banal ". [ 87 ]
Em uma revisão no The New Yorker completando separadamente a revisão por Brody, Anthony Lane, rejeitou a sugestão do filme que os críticos de cinema estão a destruir filmes, explicando: "Alguém poderia ter dito Iñárritu que os críticos, embora muitas vezes dizer, não são preventivamente assim, e que quem diria, como Tabitha faz, 'Eu vou destruir o seu jogo, "antes de realmente vê-lo, não iria ficar muito tempo no trabalho." [ 88 ] em The New York Times , Manohla Dargis em comparação a principal personagem para Ícaro , [ 89 ] a figura mitológica grega que caiu para a morte depois de voar perto demais do sol.Ela também observou uma referência a Susan Sontag 's contra Interpretação no espelho de camarim. [ 89 ]
Richard Kolker comparação do filme tanto para Alfred Hitchcock da Corda (1948) e Alexander Sokurov 's Arca Russa (2002). Kolker concluir que Birdman é "um filme sobre atuar, identidade, transformação e os efeitos misteriosos de super-heróis, (e) é filmado para criar a ilusão de ser feito em uma única tomada contínua. Tal como acontece com corda , as edições são escondidas eo resultado é um slide rítmica através da vida de um ator em busca de seu self, uma pesquisa condenado desde o início ". [ 90 ]
Recepção internacional do filme também foi a um nível elevado de louvor. Na Alemanha, uma classificação agregada filme em EPD Film deu ao filme um 3.4 de 5 classificação com base em sete críticas. O crítico alemão Barbara Schweizerhof deu ao filme um 4 de 5 estrelas possíveis elogiando virtuosismo satírica do diretor em fazer o filme. Em sua avaliação, Schweizerhof falou sobre o filme como convidando o espectador a voltar a assistir-lhe "uma segunda e terceira vez", e elogiou a realização técnica de representar uma história que descreve "o fluxo febril de consciência" da sua personagem principal ao longo do filme .[ 91 ]
O camerawork, que retrata a maior parte do filme como uma tomada contínua, foi recebido com grande aclamação para a sua execução e utilização. A atuação foi amplamente elogiado, especialmente de Keaton, [ 92 ] [ 93 ] com Peter Debruge da Variety chamando o desempenho do "comeback do século." [ 94 ]Debruge descreveu o filme como "uma auto-consciente sátira showbiz" e chamou-lhe "um triunfo em cada nível criativo." [ 95 ] Robbie Collin de The Daily Telegraph avaliaram o filme 5/5 e deu elogio especial para o uso de tomadas longas por Emmanuel Lubezki , diretor de fotografia. [ 96 ] Richard Roeper deu ao filme um "a" e escreveu que Keaton fez um caso sério para um Oscar de Melhor Ator nomeação (que Keaton depois alcançado). [ 92 ]
Margaret Pomeranz e David Stratton partir Nos filmes elogiados do filme escrito, direção, performances e cinematografia. Stratton também descreveu a implementação da partitura de percussão como "muito emocionante", enquanto Pomeranz resumidos "É realmente muito bem escrito e incrivelmente realizada e muito bem feito." O par tanto deu ao filme cinco estrelas, tornando Birdman o único filme a receber tal classificação dos anfitriões em 2014.[ 97 ] [ 98 ]
Uma minoria dos críticos, no entanto, desde críticas negativas. Revisá-la para Vanity Fair , Richard Lawson chamou o filme de "venerável" e "extremamente simples". [ 99 ] Scott Tobias, escrevendo para A Dissolver , deu ao filme 1,5 estrelas. Ele elogia a cinematografia de Lubezki como ter sucesso em "armadilhas de espectadores em uma atmosfera panela de pressão como Riggan e seus jogadores lutam para mantê-lo juntos", mas sugere que Iñárritu é "incapaz de modulação" e que existe "uma acidez para Birdman que Iñárritu pode 't transformar em inteligência. " [ 100 ]
Em 2015, o filme foi nomeado como um dos 50 melhores filmes da década até agora pelo The Guardian . [ 101 ]

Elogios 

Nos prémios da Academia 87th , Birdman recebeu quatro Oscar: Melhor Filme , Melhor Diretor , Melhor Roteiro Original e Melhor Cinematografia . Michael Keaton foi nomeado para Melhor Ator , Emma Stone e Edward Norton foram nomeados em Best categorias Apoio Atuar, e também indicações recebidas para edição de Som e Mixagem de som. Indo para a cerimônia de premiação, Birdman foi amarrado com The Grand Budapest Hotel para o maior número de indicações (nove). Ambos os filmes ganharam quatro. [ 102 ]
Keaton recebeu seu primeiro prêmio Globo de Ouro, vencendo na categoria Melhor Ator em um Filme - Musical ou Comédia aos Globos de Ouro 72 . O filme também ganhou o Globo de Ouro de Melhor Roteiro.

Top dez listas 

Birdman foi listado no topo dez listas de muitos críticos[ 103 ]
3ª ordem Alci Rengifo, The Corsair [ 104 ]


Conteúdo -índice

  



Notas 

  1. Ir para cima^ Dinelaris contribuíram alguns dos primeiros rascunhos, [ 7 ] Bo e Giacobone co-escreveu o filme.
  2. Ir para cima^ Houve uma exceção, uma 20K usado para simular a luz do dia fora de uma janela.

Referências 

  1. Ir para cima"Birdman" . British Board of Film Classification . 11 de setembro de 2014 . Retirado 19 de de Setembro de, 2015 .
  2. Ir até:e Thompson, Anne (21 de outubro, 2014). "Como 'Birdman' Teve Made: Fox Searchlight e New Regency Partners Diga Todos (Keaton, Norton, Pedra VIDEOS)" . Thompson em Hollywood. Arquivados a partir do original em 25 de fevereiro de 2015 . Retirado 15 de de Fevereiro de, 2015 .
  3. Ir até:c "Birdman (2014)" . Box Office Mojo . Retirado 19 de de Setembro de,2015 .
  4. Ir até:h Fleming Jr, Mike (15 de outubro, 2014). "Alejandro G. Iñárritu e escribas 'Birdman' no super-herói Fixação de Hollywood: 'Poison, genocídio cultural' - Q & A" . Prazo. Arquivados a partir do original em 25 de fevereiro de 2015 . Retirado 12 de Fevereiro de, 2015 .
  5. Ir até:c . Foundas, Scott (27 de agosto de 2014) "Entrevista: 'Birdman' Director Alejandro Gonzalez Iñarritu em sua primeira Comedy" . Variety . Arquivadosa partir do original em 25 de fevereiro de 2015 . Retirado 12 de fevereiro, 2015.
  6. Ir até:g McKittrick, Christopher (26 de Novembro, 2014). "Birdman:" Completamente um tiro? Nem sequer tentar " " . Criativa Screenwriting Magazine. Arquivados a partir do original em 09 de fevereiro de 2015 . Retirado 14 de de Fevereiro de, 2015 .
  7. Ir para cima^ Sauer, Patrick (23 de Outubro, 2014). "A Bookish World of 'Birdman:' A Q & A com o escritor Alex Dinelaris" . Biographile. Arquivados a partir do original em 12 de fevereiro de 2015 . Retirado 12 de Fevereiro de, 2015 .
  8. Ir para cima^ Hammond, Pete (6 de Janeiro, 2015). "Daring Do" . Deadline.com .Arquivados a partir do original em 09 de fevereiro de 2015 . Retirado1 de Fevereiro de, 2015 .
  9. Ir até:um b Taylor, Drew (08 de janeiro de 2015). "Entrevista: Alejandro González Iñárritu Talks 'Birdman', do filme" Bad "final original, críticos, 'True Detective' & More" . Indiewire.com. Arquivados a partir do original em 12 de fevereiro de 2015 . Retirado 12 de Fevereiro de, 2015 .
  10. Ir até:c Mitchell, Elvis. "Alejandro González Iñárritu" . Entrevista . Retirado15 de de Fevereiro de, 2015 .
  11. Ir até:um b Taylor, Drew (08 de janeiro de 2015). "Entrevista: Alejandro González Iñárritu Talks 'Birdman', do filme" Bad "final original, críticos, 'True Detective' & More" . Indiewire.com. Arquivados a partir do original em 12 de fevereiro de 2015 . Retirado 20 de Agosto de, 2015 .
  12. Ir para cima^ Miller, Julie (10 de fevereiro, 2015). "É aqui como Johnny Depp poderia ter aparecido em Birdman" . Vanity Fair . Arquivados a partir do original em 12 de fevereiro de 2015 . Retirado 20 de Agosto de, 2015 .
  13. Ir até:um b Milly, Jenna (05 de dezembro de 2014). "BIRDMAN Escritores pensei que ninguém iria" Get It ' " . ScreenwritingU. Arquivado do original em 12 de fevereiro de 2015 . Retirado de Fevereiro de 12, 2015 .
  14. Ir para cima^ Ryzik, Melena (08 de outubro de 2014). "Devoluções Everyman" . NYT.Arquivados a partir do original em 15 de fevereiro de 2015 . Retirado15 de de Fevereiro de, 2015 .
  15. Ir para cima^ Chiarella, Tom (28 de Janeiro, 2014). "Um dia normal na vida incomum de Michael Keaton" . Esquire. Arquivados a partir do original em 25 de fevereiro de 2015 . Retirado 15 de de Fevereiro de, 2015 .
  16. Ir para cima^ Acuna, Kirsten (18 de Outubro, 2014). "Levou Michael Keaton Cerca de 27 segundos para decidir de estar em 'Birdman ' " . Business Insider.Arquivados a partir do original em 25 de fevereiro de 2015 . Retirado15 de de Fevereiro de, 2015 .
  17. Ir até:c "Entrevista: 'Birdman' diretor Alejandro Gonzalez Iñarritu" . Rappler .Rappler.com. 17 de janeiro de 2015. Arquivado do original em 25 de fevereiro de 2015 . Retirado 15 de de Fevereiro de, 2015 .
  18. Ir até:um b D'Alessandro, Alessandro (22 de dezembro, 2014). "Declaração Bold" .Prazo. Arquivados a partir do original em 25 de fevereiro de 2015 . Retirado15 de de Fevereiro de, 2015 .
  19. Ir para cima^ Taylor, Drew (08 de janeiro de 2015). "Entrevista: Alejandro González Iñárritu Talks 'Birdman', do filme" Bad "final original, críticos, 'True Detective' & More". IndieWIRE. Arquivados a partir do original em 25 de fevereiro de 2015 . Retirado 15 de de Fevereiro de, 2015 .
  20. Ir para cima^ McClintock, Pamela (08 de janeiro de 2015). "Making of 'Birdman': Alejandro G. Iñarritu Relata experiência angustiante atrás de sua primeira comédia" .The Hollywood Reporter . Arquivados a partir do original em 11 de fevereiro de 2015 Retirado. Fevereiro 15, , 2015 .
  21. Ir até:um b . Thompson, Anne (24 de outubro de 2014) "Edward Norton e Andrea Riseborough cavar Actors 'Egos e' Birdman ' " . Thompson em Hollywood.Arquivados a partir do original em 15 de fevereiro de 2015 . Retirado15 de de Fevereiro de, 2015 .
  22. Ir para cima^ Sarkar, Samit (15 de outubro, 2014). "Michael Keaton e Edward Norton fazer uma viagem através do mundo estranho de 'Birdman ' " . Polígono.Arquivados a partir do original em 25 de fevereiro de 2015 . Retirado15 de de Fevereiro de, 2015 .
  23. Ir para cima^ Goyal, Samarth (11 de Fevereiro, 2015). "Quando Norton convencido González para lançá-lo em seu filme" . desimartini.com. arquivados a partir do original em 11 de fevereiro de 2015 . Retirado 15 de de Fevereiro de, 2015 .
  24. Ir para cima^ Fleming Jr, Mike (13 de Março, 2014). "Amy Ryan junta Alejandro Gonzalez-Iñarritu Comedy 'Birdman'" . Arquivados a partir do original em 25 de fevereiro de 2015 . Retirado de Fevereiro de 15 de, 2015 .
  25. Ir para cima^ Rathe, Adam. "A mulher de Birdman" . Dujuor. Arquivados a partir do original em 15 de fevereiro de 2015 . Retirado 15 de de Fevereiro de, 2015 .
  26. Ir para cima^ McNulty, Charles (11 de novembro de 2014). "Lindsay Duncan encontra o equilíbrio em 'A Delicate Balance ' " . Los Angeles Times . Arquivados a partir do original em 25 de fevereiro de 2015 . Retirado 15 de de Fevereiro de,2015 .
  27. Ir para cima^ Tapley, Kristopher (18 de Outubro, 2014). "Andrea Riseborough diz 'Birdman' era como trabalhar com uma companhia de teatro de atores" . HitFix.Arquivados a partir do original em 25 de fevereiro de 2015 . Retirado15 de de Fevereiro de, 2015 .
  28. Ir até:k . Tapley, Kristopher (20 de dezembro de 2014) ", detalha o diretor de fotografia vencedor do Oscar Emmanuel Lubezki a" dança "das filmagens 'Birdman ' " . HitFix . Arquivados a partir do original no 09 de fevereiro de 2015 . Recuperado 4 de Fevereiro de, 2015 .
  29. Ir até:g "Emmanuel Lubezki ASC, AMC em BIRDMAN" . Arri Notícias .Arri . Arquivados a partir do original em 09 de fevereiro de 2015 Retirado.De Fevereiro de 3, 2015 .
  30. Ir para cima^ Barta, Preston (23 de Outubro, 2014). "Entrevista: Diretor Alejandro González Iñárritu desmascara o" Birdman ' " . NT diário . Arquivados a partir do original em 09 de fevereiro de 2015 Retirado. 3 de Fevereiro de, 2015 .
  31. Ir até:um b Clarke, Cath (15 de outubro, 2014). "Entrevista Alejandro González Iñárritu: 'Todo mundo está com medo de ser medíocre ' " . Time Out .Arquivados a partir do original em 09 de fevereiro de 2015 Retirado.De Fevereiro de 1, 2014 .
  32. Ir até:c Desowitz, Bill (19 de dezembro, 2014). "Emmanuel Lubezki na realização dos One-Take ilusão de 'Birdman', que está próximo de Iñárritu" . Thompson em Hollywood. Arquivados a partir do original em 09 de fevereiro de 2015 . Retirado 3 de Fevereiro de, 2015 .
  33. Ir para cima^ Murphy, Mekado (31 de dezembro, 2014). "Below the Line: Produção 'Birdman' Design" . The New York Times . Arquivados a partir do original em 4 de Fevereiro de 2015.
  34. Ir até:c . Jacobs, Matthew (03 de dezembro de 2014) "Como 'Birdman' Made A Frenzied Teatro Produção e nu Times Square Trek Soar" . Huff Publicar .Arquivados a partir do original em 09 de fevereiro de 2015 . Recuperadode Fevereiro de 3, 2015 .
  35. Ir até:um b "Birdman ou a Virtude inesperado da ignorância Entrevista" . Nos filmes . ABC . 09 de dezembro de 2014 . Retirado de Janeiro de 30 de 2015 .
  36. Ir até:g . Marchant, Beth (17 de dezembro de 2014) "Os editores Stephen Mirrione e Doug Crise no Ultimate Disappearing Act de Birdman" . studiodaily.arquivados a partir do original em 29 de junho de 2015 . Retirado29 de de Junho de, 2015 .
  37. Ir até:c . Abrams, Bryan (06 de janeiro de 2015) "Invisivelmente inestimável: Editores Birdman Douglas Crise e Stephen Mirrione - Parte I" . Os créditos.Arquivados a partir do original em 29 de junho de 2015 . Retirado29 de de Junho de, 2015 .
  38. Ir até:um b . Abrams, Bryan (07 de janeiro de 2015) "Invisivelmente inestimável: Editores Birdman Douglas Crise e Stephen Mirrione - Parte II" . Os créditos.Arquivados a partir do original em 29 de junho de 2015 . Retirado29 de de Junho de, 2015 .
  39. Ir até:e . James, Daron (26 de Novembro, 2014) "Birdman - Entrevista com Steadicam operador Chris Haarhoff" . Som e Imagem. Arquivados a partir do original em 09 de fevereiro de 2015 . Retirado 3 de Fevereiro de, 2015 .
  40. Ir para cima^ Acuna, Kirsten (22 de Outubro, 2014). "Aqui está como ridiculamente difícil era para filmar 'Birdman' em 30 dias" . Business Insider . Arquivados a partir do original em 23 de janeiro de 2015 . Retirado 3 de Fevereiro de, 2014 .
  41. Ir para cima^ Brown, Lane (10 de outubro de 2014). "The Real Comeback do Falso Michael Keaton: Cenas do conjunto Birdman" . New York . Arquivados a partir do original em 09 de fevereiro de 2015 Retirado. De Fevereiro de 3, 2014 .
  42. Ir para cima^ Ng, David (10 de Novembro, 2014). "Em 'Birdman', da Broadway St. James Theatre se joga" . Los Angeles Times . Arquivados a partir do original em 09 de fevereiro de 2015 . Retirado 22 de de Novembro de, 2014 .
  43. Ir para cima^ Bord, Christine (4 de Junho de 2013). "Michael Keaton filmes uma cena explosiva para 'Birdman' em Nova Iorque" . On Location Vacations.Arquivados a partir do original em 09 de fevereiro de 2015 . Retirado3 de Fevereiro de, 2015 .
  44. Ir até:c . Maxwell, Patrick (22 de Outubro, 2015) "True Invisibilidade: Uma entrevista com editores Stephen Mirrione e Douglas Crise de Birdman" .MovieMaker . Arquivados a partir do original em 29 de junho de 2015 . Retirado 29 de junho , 2015 .
  45. Ir para cima"Edward Norton não vai falar com Emma Stone" . The Tonight Show Starring Jimmy Fallon . NBC .
  46. Ir para cima^ Bailey, Jason (12 de outubro, 2014). "Alejandro Iñárritu 'Birdman' é Brainy, flutuante, Brash, Meta Moviemaking" . Flavorwire. Arquivados a partir do original em 09 de fevereiro de 2015 . Recuperado 4 de Fevereiro de, 2014 .
  47. Ir para cima^ Hammond, Pete (22 de dezembro, 2014). ' Score Birdman' expulso de Recurso Oscars Academia Rejects cineasta" . Prazo. Arquivados a partir do original em 09 de fevereiro de 2015 . Recuperado 8 de Fevereiro de, 2015 .
  48. Ir até:um b . Thompson, Anne (12 de janeiro de 2015) "Watch: Porque Ouro Vencedor Globe Alejandro González Iñárritu assumiu riscos em 'Birdman ' " .Thompson em Hollywood. Arquivados a partir do original em 09 de fevereiro de 2015 . Recuperado 4 de Fevereiro de, 2015 .
  49. Ir para cima^ Thompson, Anne (13 de outubro, 2014). "Watch: Como 'Birdman' Compositor Antonio Sanchez drummed da contagem" . Thompson em Hollywood.Arquivados a partir do original em 09 de fevereiro de 2015 . Recuperado4 de Fevereiro de, 2015 .
  50. Ir para cima^ Bosso, Joe (28 de Janeiro, 2015). "O baterista e compositor Antonio Sanchez fala Birdman" . MusicRadar . Arquivados a partir do original em 09 de fevereiro de 2015 . Recuperado 4 de Fevereiro de, 2015 .
  51. Ir até:um b . Malone, Tyler (Inverno 2014) "(A Virtude inesperada de um baterista de jazz)" . PMC Publishing. Arquivados a partir do original em 09 de fevereiro de 2015 . Recuperado 4 de Fevereiro de, 2015 .
  52. Ir para cima^ Ciafardini, Marc (24 de Novembro, 2014). "Entrevista ... Compositor Antonio Sanchez na bateria e Jazzy Ambiguidade de 'Birdman'" . goseetalk.arquivados a partir do original em 09 de fevereiro de 2015 . Retiradode Fevereiro de 4, 2015 .
  53. Saltar até:c . Panosian, Diane (03 de dezembro de 2014) "Prêmios 2015 Spotlight: Compositor Antonio Sanchez Toma SSN nas Jam Sessions que criou Dauntless percussão Score de Birdman" . SSN Insider. Arquivados a partir do original em 09 de fevereiro de 2015 . Recuperado 4 de Fevereiro de, 2015 .
  54. Ir até:c Patches, Matt (4 de novembro, 2014). "Como Alejandro G. Iñárritu 'dirigido' baterista Antonio Sanchez de pontuação 'Birdman'" . HitFix.Arquivados a partir do original em 21 de fevereiro de 2015 . Recuperado4 de Fevereiro de, 2015 .
  55. Ir até:c de Larios, Margaret (17 de Outubro, 2014). "Birdman do Beating Heart: Uma Entrevista com Compositor Antonio Sanchez" . a experiência cinematográfica. arquivados a partir do original em 09 de fevereiro de 2015 . Recuperado 4 de Fevereiro de, 2015 .
  56. Ir para cima^ Moulton, Jack (03 de dezembro de 2014). "Entrevista: baterista Antonio Sanchez na sua primeira composição filme 'Birdman ' " . Os Prémios circuito.Arquivados a partir do original em 09 de fevereiro de 2015 . Recuperado4 de Fevereiro de, 2015 .
  57. Ir para cimaBirdman Soundtrack de 2014 , recuperado de Setembro de 16 de 2015
  58. Ir até:um b Feinberg, Scott (24 de dezembro, 2014). "O Inside Story: Por Tambor Score 'de Birdman' não é elegível para um Oscar e Por que um recurso foi rejeitado" . The Hollywood Reporter . Arquivados a partir do original no 09 de fevereiro de 2015 . Recuperado 4 de Fevereiro de, 2015 .
  59. Ir até:um b . Patches, Matt (22 Dezembro, 2014) "Exclusive: compositor 'Birdman' diz que Oscar DQ não faz sentido matemático" . HitFix. Arquivados a partir do original em 09 de fevereiro de 2015 . Recuperado 4 de Fevereiro de, 2015 .
  60. Ir para cima^ Bowles, Scott (31 de outubro, 2014). "A Fine Frenzy" . Prazo. Arquivadosa partir do original em 05 de julho de 2015 . Retirado 5 de Julho de, 2015 .
  61. Ir até:um b "VFX: Rodeo FX no SPARK 2015 VFX invisível por trás One Shot contínua de Birdman" . yvrshoots. 08 de fevereiro de 2015. Arquivado do original em 05 de julho de 2015 . Retirado 5 de Julho de, 2015 .
  62. Ir até:g . Failes, Ian (28 de outubro, 2014) "Rodeo ajuda Birdman subir com fx invisível" . fxguide. arquivados a partir do original em 05 de julho de 2015 . Retirado de Julho de 5, 2015 .
  63. Ir para cima^ Fotheringham, Scott (02 de fevereiro de 2015). "O uso de VFX para Costure Birdman Together" . Below the Line. Arquivados a partir do original em 05 de julho de 2015 . Retirado de Julho de 5, 2015 .
  64. Ir para cima"Birdman" . Halon Entertainment. Arquivados a partir do original em 05 de julho de 2015 . Retirado 5 de Julho de, 2015 .
  65. Ir até:d Skweres, Mary Ann (29 de dezembro, 2014). "Contender - Sound Editor Martin Hernandez, Birdman" . Below the Line. Arquivados a partir do original em 05 de julho de 2015 . Retirado de Julho de 5, 2015 .
  66. Ir até:c Alemán, Cristina (3 de fevereiro de 2015). "Entrevista com Martín Hernández de 2015 indicado ao Oscar" . Festival Internacional del Cine en Morelia. Arquivados a partir do original em 05 de julho de 2015 . Retirado5 de Julho de, 2015 .
  67. Ir para cima"Birdman" . Technicolor . 22 de outubro de 2014. Arquivado do original em 05 de julho de 2015 . Retirado de Julho de 5, 2015 .
  68. Ir para cima^ cinza, Tim (Host) (04 de novembro de 2014). O olhar sem emenda de 'Birdman' . Variety (YouTube). Arquivados a partir do original em 05 de julho de 2015 . Retirado 5 de Julho de, 2015 .
  69. Ir para cimaBirdman - Estudo de Caso (PDF) (Relatório). technicolor. 2015. Arquivado(PDF) a partir do original em 05 de julho de 2015 . Retirado de Julho de 5, 2015.
  70. Ir para cima^ Kendrick, Ben (2015), Birdman Terminando explicado , 2015/04/05 , recuperados 16 de de Setembro de 2015
  71. Ir para cima^ Cowden, Catharina (2015), Birdman Terminando , recuperadode Setembro de 16 de 2015
  72. Ir para cima^ Lawson, Richard (19 de setembro de 2015). "Michael Keaton esforça-se para se reinventar em Birdman" . Vanity Fair .
  73. Ir para cima^ Buxton, Ryan (2014), Screenwriters 'Birdman' Discutir final ambíguo do filme , 2014/11/25: Huffington Post , recuperado de Setembro de 16 de 2015
  74. Ir para cima^ LaCouter, Travis. "Sly Metafísica de Birdman" . First Things . Retirado19 de de Setembro de, 2015 .
  75. Ir para cima^ Pejovici, Matthew (2014), Film Review: Birdman , recuperadode Setembro de 16 de 2015
  76. Ir para cima"Birdman para chocar na noite de abertura do Festival de Veneza" . The Guardian . Retirado 10 de Julho de, 2014 .
  77. Ir para cima^ Fleming Jr, Mike (11 de Abril, 2014). "Fox Searchlight Define de Alejandro Gonzalez Iñarritu 'Birdman' Para 17 de outubro Bow" . deadline.com .Retirado 12 de Abril de, 2014 .
  78. Ir para cima"próximos filmes em Theatre" . Box Office Mojo . Obtido 6 de Janeiro de,2015 .
  79. Ir para cima"próximos filmes" . Box Office Mojo . Obtido 6 de Janeiro de, 2015 .
  80. Ir para cima"Relatório de-semana: 'Fúria' Topples 'Longe Girl,' 'Birdman' sobe no limitada Release" . Box Office Mojo . Retirado 13 de de Janeiro de, 2015 .
  81. Ir para cima"Relatório de-semana: estréia decente 'Ouija', 'Wick" Este fim de semana " .Box Office Mojo . Retirado 13 de de Janeiro de, 2015 .
  82. Ir para cima^ Subers, Ray. "Relatório de-semana: Sequel 'mudo' Toma Primeiro Antes do 'Big Hero 6' ', Interstellar ' " . Box Office Mojo . Retirado 13 de de Janeiro de,2015 .
  83. Ir para cima"Birdman International Office Box" . Box Office Mojo . Retirado13 de de Janeiro de, 2015 .
  84. Ir para cima"Birdman Internacional de Gross por País" . Box Office Mojo . Retirado23 de de Fevereiro de, 2015 .
  85. Ir para cima"Birdman" . Rotten Tomatoes . Retirado 4 de Julho de, 2015 .
  86. Ir para cima"Birdman ou (A Virtude inesperado da ignorância) Comentários" . Metacritic. Retirado 7 de Novembro de, 2014 .
  87. Ir até:e . Brody, Richard (23 de Outubro, 2014) ' Birdman' Nunca Alcança Flight" . The New Yorker .
  88. Ir para cima^ Lane, Anthony (20 de outubro, 2014). "High Fliers" . The New Yorker .Retirado 14 de de Agosto de, 2015 .
  89. Ir até:um b Dargis, Manohla (16 de outubro, 2014). "O ex-estrela de cinema, Muda na Broadway" . The New York Times .
  90. Ir para cima^ Kolker, Richard (2015), Filme, Forma e Cultura , Ch. 3: 4th Edition , recuperado de Setembro de 16 de 2015
  91. Ir para cima^ Schweizerhof, Elizabeth (2015), Kritik zu Birdman , 2015/01/15: EPD Film , recuperado de Setembro de 16 de 2015
  92. Ir até:um b "Birdman (2014; Rated R)" . Richard Roeper & The Movies.
  93. Ir para cima^ Lemire, Christy (17 de Outubro, 2014). "Birdman" . RogerEbert.com. Zach Galifianakis joga fortemente contra o tipo
  94. Ir para cima^ Debruge, Peter (27 de agosto de 2014). "Michael Keaton retira um retorno surpreendente em Pulsa sátira showbiz de Alejandro G. Iñarritu." . Variety .Michael Keaton volta com a volta do século
  95. Ir para cima^ Debruge, Peter (27 de agosto de 2014). "Comentário de Cinema de Veneza: 'Birdman ou (A Virtude inesperado da Ignorância)'" . Variety . Arquivado do original em 27 de Agosto de 2014.
  96. Ir para cima^ Collin, Robbie. "Birdman, avaliação: 'espetacular, alimentado estrelas ' " .O Daily Telegraph .
  97. Ir para cima"Finale: Masculino Oscar Contenders Films 2014" . Nos filmes . ABC . 9 de dezembro de 2014. Arquivado do original em 26 de fevereiro de 2015 . Retirado de Fevereiro de 26 de, 2015 .
  98. Ir para cima"Movie Reviews" . Nos filmes . ABC . 2014. Arquivado do original em 26 de fevereiro de 2015 . Retirado 26 de de Fevereiro de, 2015 .
  99. Ir para cima^ Lawson, Richard (27 de outubro, 2014). "Michael Keaton esforça-se para se reinventar em Birdman" . Vanity Fair .
  100. Ir para cima^ Tobias, Scott (16 de outubro, 2014). " Birdman " . O Dissolve.
  101. Ir para cima^ Bradshaw, Peter (5 de janeiro de 2015). "50 melhores filmes do demi-década de Peter Bradshaw" . The Guardian . Retirado 29 de de Abril de 2015 .
  102. Ir para cima^ Ford, Rebecca (15 de Janeiro, 2015). "Oscar Nominations 2015: A lista completa" . The Hollywood Reporter . Retirado 15 de de Janeiro de, 2015 .
  103. Ir para cima^ Dietz, Jason (06 de dezembro de 2014). "O crítico de cinema Top 10 Lists - Melhores Filmes de 2014" . Metacritic . Retirado 29 de de Agosto de, 2015 .
  104. Salto up^ http://www.thecorsaironline.com/arts-entertainment/2014/12/03/editors-picks-the-top-10-films-of-2014/
  105. Ir para cima^ Film Poll 2014: David Ansen , Village Voice

Ligações externas 




http://agreggador.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem do formulário de comentário:
Só os membros do grupo deste blog podem fazer comentários.

Seguidores

ver agora:

http://www.edihitt.com.br/